A direção da Rádio Guarathan AM, de Santa Maria, comunicou, na última segunda-feira, o encerramento de suas atividades. O anúncio foi feito por meio de uma nota, em que explica os motivos para o fim das transmissões depois de 58 anos no ar.
No comunicado, que foi fixado na porta da emissora, no Centro, a direção informa que, por orientação do sindicalista Jorge Nascimento (diretor da regional de Santa Maria do Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul), a emissora ficou fora do ar ao longo do último fim de semana, "causando prejuízo moral e financeiro". As transmissões foram encerradas às 16h de segunda-feira.
Segundo a nota da diretoria, "os créditos referentes aos dias trabalhados serão pagos quando da apuração da liquidação da massa falida (o conjunto de dívidas e créditos de uma empresa que pede falência)". A Guarathan não informou se ingressou ou irá ingressar com pedido de falência.
Justiça concede ampliação da licença-paternidade para servidor da UFSM que adotou dois irmãos
Em nota divulgada nesta terça-feira na página da emissora no Facebook, os funcionários informaram que foram "tomados de surpresa". Contaram que não tiveram acesso ao interior da emissora nem teriam conseguido contato com a direção. Lamentam o "não pagamento das obrigações trabalhistas", "as condições precárias de trabalho" e a "falta de diálogo com funcionários".
O diretor do Sindicato dos Radialistas, Jorge Nascimento, que também é funcionário da Guarathan, nega que tenha orientado que a emissora fosse tirada do ar. A medida foi decidida pelos próprios funcionários da rádio, no sábado, porque estariam com os salários em atraso.
Os estúdios da Guarathan funcionavam no 3º andar da Galeria do Comércio, no Calçadão. Fundada em 23 de abril de 1960, a emissora atuava na frequência de 860 khz AM e abrangia 50 municípios da região.